quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Viagem com criança - Parte I -- A MALA

Aaahhh, como amo viajar. E descobri depois de mãe que viajar com meus filhos é melhor ainda.

Desde que meu primeiro filho nasceu descobri os prazeres de viajar com criança. Suas primeiras viagens começaram com as idas a Brasilia para visitar família. Logo depois, com uns oito meses fomos para Argentina e Paraguai em um final de semana prolongado. Uma delícia. E quando ele completou dez meses fizemos uma super aventura, viajamos com ele por um mês inteiro pelo mundo afora. O roteiro incluiu: Paris, Dubai, Beijing, Hong Kong, Shangai, Banghok. Foi uma delícia de viagem. O João Paulo deu seus primeiros passinho na muralha da china...
E foi assim que nossa aventura começou...desde então viajamos para todos os lugares com nossos filhos. Recentemente fizemos nossa primeira viagem com os três... Fomos aqui no Brasil mesmo, afinal, meu mais novo está com só 3 meses e não podemos estrapolar muito né. Fomos para João Pessoa visitar uns primos queridos que moram por lá. E a viagem foi perfeita, os três como sempre se comportaram como verdadeiros lordes e tudo correu perfeitamente bem.

Mas, vamos lá para as dicas de viagem com crianças.

  1. A bagagem:
  • Antes de escolher as roupas cheque na internet o clima da região que você vai, para escolher roupas apropriadas. Tem sites super bons que dão até uma semana de previsão:
http://www.climatempo.com.br/
http://www.weather.com/
  • Roupas: para crianças menores de 03 anos sugiro uma médias de três mudas de roupa por dia. E maiores umas duas mudas de roupa.
  • Pijamas se for para lugares quentes sugiro colocar sempre um mais quentinho, pois em hóteis sempre tem ar condicionado e a noite a temperatura sempre cai um pouquinho.
  • Se seu filho ainda não pede para ir ao banheiro sozinho, recomendo usar as fraldas apropriadas para piscina e mar. É mais higiênico e previne acidentes desagradáveis para todos!
  • Fraldas - leve o suficiente para os dois primeiros dias de viagem, depois compre no local que você estiver para não ocupar tanto espaço na mala. Ah, mas atenção: se você estiver indo para algum resort, pousada ou algum lugar mais distante de alguma cidade verifique se no local local para comprar, senão compre antes.
  • Chinelos, sapatos, tênis...leve no máximo dois pares. Sou apaixonada pelos crocs infantis, pois são práticos fáceis de lavar e sempre pego dois com cores fáceis de combinar que dá para eles irem para qualquer lugar.
  • Não se esqueça das cuequinha e calçinhas para aqueles maiorezinhos...Aí, coloco 2 para cada dia.
  • Sunga, biquini para praia. Coloco sempre uns dois para dar tempos de um secar enquanto o outro é usado.
  • Ah, atenção se for para viagens de compras: não leve tanta roupa...use as que for comprando. Melhor e vai caber mais coisas na mala.
  • Se a viagem for longa (mais de 15 dias) sugiro levar um pouquinho de cada tipo de roupa (frio e quente) pois o clima hoje em dia é uma loucura.
  • Para facilitar hoje existem um sacos a vácuo que comprimem as roupas e você consegue levar roupas em maior quantidade. É o máximo! E deixa a mala super organizada.
http://www.sacoavacuo.com
https://www.espacohome.com.br
  • Necessaires: não esqueça as necessaires com shampoo, condicinador, escova e pasta de dente, escova de cabelo, cortador de unha, gilette, pomada para assadura, etc...
  • Necessaire de remédio: principalmente em viagens internacionais não deixe de levar remédios básicos para alguma emergência. Eu recomendo: dramin, redoxon gotas, tylenol, tylenol criança ou bebê, novalgina. E veja com seu pediatra alguns remédios para levar caso seu filho tenha alguma coisa....que esperamos é claro que não tenha nada, mas é melhor viajar prevenido. Pois nos EUA por exemplo, não se pode comprar medicamentos sem prescrição médica. E nas farmácias muitas vezes tem médicos de plantão, mas estes não atendem crianças menores de 5 anos. Então você terá que procurar um pediatra para conseguir comprar qualquer remédio. E as consultas lá, não são nada baratas.
  • a regra número um é nunca colocar peças demais na mala. A gente procura levar apenas peças-chave que sejam super coordenáveis. A dica preciosa é escolher peças em três ou quatro cores apenas, que combinem entre si (independente da duração e destino). Quem é mais clássica pode optar por três cores neutras e uma cor-colorida, por exemplo cinza + bege + marinho + lilás. E quem é mais informal ou mais criativa pode escolher duas cores neutras e duas cores-coloridas, por exemplo cinza + marinho + lilás + vermelho.
  • fazer um “check-list” de tudo que vai precisar diminue a chance de exagerar. E a chance de esquecer alguma coisa super importante é beeeeeem menor!!!

  • sapatos pesam e por isso devem ser levados em menor quantidade. Tem que fazer uma seleção bem rigorosa e levar sapatos que possam ser usados em diferentes ocasiões.

  • Ao contrário dos sapatos, acessórios como cintos, lenços, colares, chapéus, pulseiras, brincos não ocupam muito espaço e podem mudar completamente um look. Dá pra levar bastante.

  • Não esqueça de colocar na mala brinquedos e distrações infantis: leve sempre os brinquedinhos preferidos dos seus filhos, não esqueça dos brinquedos de praia, barraquinhas infantis de proteção solar
  • Agora na hora de guardar tudo na mala, seguem algumas dicas úteis para caber mais:
PARA NÃO AMARROTAR

1. Estenda calças, vestidos e camisas, deixando pernas e mangas para fora. Como um bom construtor, alterne os sentidos para nivelar as camadas.

2. Faça um bloco de meias, calcinhas ou cuecas no centro. Esse será o núcleo da obra.

3. Dobre por cima do núcleo as pernas e mangas. Aí está a mágica: na hora de desempacotar (a gente garante) existirão pouquíssimos amassos.

4. Sapatos e pacotes vão nas laterais. Se ao abrir a mala alguma ruga aparecer, pendure a roupa no banheiro enquanto toma uma ducha quente. O vapor irá exterminá-las.

PARA CABER TUDO

1. Coloque meias e cintos dentro dos sapatos. Depois, espalhe-os com a sola virada para as laterais.

2. Com os lados "cimentados" por sapatos, suba blocos: por baixo, jeans e jaquetas, que amarrotam menos; por cima, blusas e camisas.

3. Se dobradas bem largas , as roupas ocupam menos espaço. Fazer rolos de camiseta é bom: elas se encaixam e não deixam áreas vazias.

4. Nos espaços que sobraram coloque meias, calcinhas ou cuecas. Prenda o elástico da mala firmemente. Ele ajuda a compactar as roupas e diminuir a área que ocupam.

A MOCHILA - para levar no avião:

  • Uma muda de roupa extra para cada filho;
  • 03 fraldas descartáveis para cada filho;
  • 04 fraldinhas de pano pequenas;
  • Trocador para troca de fraldas (com lenço umidecidos e pomadas para assaduras);
  • Para viagem internacional sugiro levar um muda de pijamas ou moletom confortável para colocar antes de entrar no avião;
  • Uma mamadeira para cada filho;
  • Chupetas (usar principalmente na hora de decolagem e aterrizagem para não dar dor de ouvido nas crianças) Caso não use chupeta recomendo dar o peito;
  • Refil de leite - leve o refil para leite em pó cheio para colocar nas mamadeiras;
  • Brinquedinhos para distrair no avião e no aeroporto
  • DVD portátil com 2 a 3 dos filmes preferidos dos seus filhos (não esqueça de deixar carregando na noite anterior a viagem)

Antes de fazer tudo acima é importante escolher o destino para facilitar todo o preparo. Minha querida prima Paula tem um blog super legal sobre viagens...para escolher o destino entre lá e dê uma olhadinha:

http://malasurrada.blogspot.com/

E por fim segue um check list para ajudar não esquecer de nada:

Roupas
 Camisa
 Camiseta
 Bermudas
 Calças
 Roupa para noite
 Roupa íntima
 Pijamas
 Moleton
 Cintos
 Meias
 Tênis Confortáveis
 Chinelos
 Sapatos
 Sandálias
 Arco/Fita para cabelo
 Bonés
 Bijuterias / jóias
 Relógios
 Óculos de Sol
 Roupas p/ Piscina
 Capa de chuva

Lista do Carro
 Mapas / Direções
 Seguro do carro
 Carteira Motorista
 Passaporte
 Guia de viagens
 Cartões de desconto
 Sacolas de lixo
 Capa de chuva
 Guarda chuva
 Lanches
 Bebidas
 Travesseiro inflável
 Manta
 Passatempos
 Óculos de grau

Toalete
 Escova de dente
 Pasta de dente
 Sabonete
 Shampoo
 Condicionador
 Desodorante
 Protetor Solar
 Protetor labial
 Enxaguante bucal
 Cremes
 Batom
 Maquiagem
 Absorvente
 Barbeador
 Creme de barbear
 Loção pós barba
 Escova de cabelo
 Perfume
 Lenço umidecido
 Lenço de papel (pq)
 Toucas de banho

Ítens para o Parque
 Ingressos Parque
 Passaporte
 Cartão de Crédito
 Dólar
 Guia de Viagem
 Mapa do parque
 Filmadora
 Bateria Filmadora
 DVD/Fita Filmadora
 Bolsa Filmadora
 Máquina Fotografica
 Pilhas Carregadas
 Chave do quarto
 Óculos escuros
 Boné
 Garrafa Água
 Lanches
 Caderno Autógrafo
 Caneta autográfo (gd)
 Capa de chuva
 Protetor solar
 Protetor labial
 Aspirina
 Lenço Umidecido

Eletrônicos
 Câmera Fotográfica
 Cabo Câmera Fotog.
 Bolsa Câmera Fotog.
 Filmadora
 Carregador Filmadora
 Baterias Filmadora
 DVD/Fita Filmadora
 Bolsa Filmadora
 Celular
 Carregador celular
 iPod / MP3 player
 Fones de ouvido
 Pilhas recarregáveis
 Recarregador de pilhas
 Laptop
 Kit Laptop

Miscelânea
 Lanterna
 Guarda Chuva
 Bolsa secreta dinheiro
 Bolsa térmica
 Copos descartáveis
 Travesseiro inflável
 Passatempos
 Tabuleiro de viagem
 Caneta
 Sacolas p/ lavanderia
 Adoçante
 Lacres
 Óculos de grau

Remédios
 Receita Médica
 Band-Aid
 Aspirina / Paracetamol
 Coristina
 Nasivin
 Soro Fisiológico gel
 Dramin

Papéis viagem / docs
 Passagem Aérea
 Endereço Hotel
 Confirmação Hotel
 Confirmação Carro
 Cartão de Crédito
 Dólar
 Real
 Passaportes
 Carteira de Motorista
 Carteira de Identidade
 Seguro Saúde
 Nota fiscal Eletrônicos
 Doc. saída eletronicos
 Mapas e direções
 Cupons de desconto
 MagicCard
 Guia de Viagem
 Ingresso dos parques
 Etiquetas Mala

Outros
 _________________
 _________________
 _________________
 _________________
 _________________
 _________________
 _________________
 _________________

Checklist antes de sair de casa:

 Dar aos parentes e amigos informações de viagem:
• Nome, endereço, telefone
• Dias da viagem
• Itinerário
• Telefone de contato
• Número de emergência para contato
 Fazer arranjos para animal de estimação
 Pagar contas antecipadamente
 Checar todas as portas e janelas fechadas
 Desligar todas as tomadas e equipamentos elétricos TV, PC, DVD, etc.
 Desligar luzes
 Checar gás e fogão
 Checar porta da geladeira fechada
 Checar alimentos pereciveis geladeira e armário
 Checar torneiras e chuveiro fechados

Telefones e endereços:
Hotel
Nome: ______________________________
Tel: ___________________
Fax: ___________________
Endereço:

Locadora de Veículos
Nome: ______________________________
Tel: ___________________
Fax: ___________________
Endereço:

Reservas
Nome: ______________________________
Tel: ___________________
Fax: ___________________
Endereço:

Seguro Saúde
Telefone de emergência EUA: ___________________
Brasil: ______________________________________
Agência / Operadora de viagens
Nome: ______________________________
Tel: ___________________
Fax: ___________________
Endereço:


4 comentários:

Unknown disse...

Adorei!!! Dicas objetivas e interessantes. Parabéns pelo site ;)

Tatiana

Tainah disse...

Obrigada!!! Fico feliz que tenha gostado!

Unknown disse...

Queria saber se vc costuma da algum remedio pra os seus filhos pequenos dormirem durante parte da viagem, no caso de viagem internacional com mais de 5h de voo? minha filha tem 1 ano e 2 meses e nao para quieta um segundo e faremos um viagem de 10 horas de voo direto. Agradeceria muito se respondesse me dando alguma dica.

Unknown disse...

Dicas bem legais...agora minha amiga fala se tem um lugar bacana no aeroporto ou próximo de brasilia vou ficar por 5 horas lá meus filhos são bem pequenos....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...