sexta-feira, 8 de abril de 2011

MATERNIDADES REGIONAIS DO ANO 2010

Segue a relação segundo o site (http://www.hospitalbest.com.br) para as principais regiões brasileiras.

Uma boa maternidade não é apenas aquela que oferece todo o aparato tecnológico possível. Ela também deve se adequar às necessidades práticas da gestante, como ser de fácil acesso e viável financeiramente. Observe os tópicos considerados importantes pelos especialistas.

1 – O centro obstétrico é completo?
Isso é um indicativo de segurança.Completo é o centro capaz de tratar de situações de emergência. Confira a presença de equipamentos de monitorização da mãe e do bebê, como o oxímetro, o cardioscópio e o cardiotocógrafo.Verifique também se há banco de sangue ou pelo menos um estoque para casos de urgência.

2 – Tem UTI e UTI neonatal?
As duas são imprescindíveis.E lembre-se: para o bebê, só adianta se a maternidade oferecer a UTI neonatal, onde a aparelhagem é adaptada ao recém-nascido, os medicamentos estão na dosagem certa e a equipe médica é especializada.

3 – O berçário é bom?
Um bom berçário está aparelhado para dar conta também do bebê prematuro. Observe o número de leitos e equipamentos como incubadoras, respiradores e aparelhos de fototerapia. Também é importante a equipe ser multidisciplinar, com neurocirurgião pediátrico, além do neonatologista e das enfermeiras.

4 – A maternidade fica dentro de um hospital?
A alternativa é boa, desde que os ambientes sejam separados e o local apresente baixo índice de infecção hospitalar (o aceitável são 2%). É obrigatório que o hospital mantenha um quadro com essa informação ou informe quando questionado.Não é bom que o centro obstétrico fique muito perto do centro cirúrgico geral.

5 – O plano de saúde cobre?
Esse é um critério quase definitivo. E o ideal é que o médico também faça parte do plano. Muitas vezes, hospitais ou médicos aos quais você tem direito não agradam. Nesse caso, privilegie o profissional de sua confiança e fique com um dos hospitais do plano para não arcar com as despesas de internação.

6 – E quando o obstetra indica?
Você pode avaliar junto com a questão do plano de saúde. Quando o obstetra faz parte do corpo médico da maternidade ou trabalha lá com freqüência, já conhece a sua estrutura e os profissionais do local, o que facilita o atendimento à gestante. Mas vale a pena, também, considerar as indicações de profissionais, amigos ou conhecidos. Só não esqueça que isso depende de cada um. Alguém que passou por um parto complicado pode ter ficado com uma impressão ruim da maternidade da qual sua amiga voltou feliz.

7 – A enfermagem é eficiente?
Os cuidados mais diretos com a gestante e o bebê são prestados por essa equipe — e numa fase delicada. É importante que o casal simpatize com esses profissionais.

8 – O lugar é limpo e confortável?
Não adianta ter tecnologia de ponta em um ambiente hostil e sujo. A impressão geral tem de ser de limpeza. Alguns locais oferecem luxos, mas o básico são quartos com cama confortável, sofá-cama com tamanho adequado para acompanhantes e um banheiro asseado.

9 – Você pode levar um acompanhante?
Essa é uma recomendação formal da Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, algumas maternidades não permitem e outras aceitam, mas não incentivam. Pode haver a cobrança de uma taxa pela presença do acompanhante no parto, referente ao uso de roupas especiais.

10 – É fácil chegar lá?
A maternidade deve ser acessível, porque pode ser importante chegar rápido.Teste o caminho de carro para verificar o trânsito em vários horários. E, como nunca se sabe o que pode acontecer, tenha outra opção de maternidade já combinada com seu médico.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer 
MATERNIDADES REGIONAIS DO ANO 2010
BAHIAHOSPITAL ALIANÇA
CEARÁHOSPITAL REGIONAL UNIMED FORTALEZA
DISTRITO FEDERALSANTA LÚCIA
ESPIRITO SANTOHOSPITAL E MATERNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA
GOIÁSFEMINA MATERNIDADE
MARANHÃOHOSPITAL ALDENORA BELO
MINAS GERAISHOSPITAL DA MULHER E MATERNIDADE SANTA FÉ
MATO GROSSO DO SULPRÓ MATRE - HOSP E MAT DE CAMPO GRANDE
MATO GROSSOHOSPITAL FEMINA
PARÁHOSPITAL E MATERNIDADE DOM LUIZ I
PARAÍBAHOSPITAL UNIMED DE JOÃO PESSOA
PERNANBUCOSANTA JOANA
PIAUÍMATERNIDADE OLAVO MENDES DE CARVALHO
PARANÁHOSPITAL E MATERNIDADE MATER DEI
RIO DE JANEIROCASAS DE SAÚDE SÃO JOSÉ
RIO DE JANEIROINSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA (IFF/FIOCRUZ)
RODÔNIAHOSPITAL E MATERNIDADE DR. MANO 2010EL VILAÇA
RORAIMAHOSPITAL DA MULHER
RONDÔNIAHOSPITAL E MATERNIDADE PANAMERICANO 2010
RIO GRANDE DO SULMATERNIDADE MÁRIO TOTTA DA SANTA CASA
SANTA CATARINAASSOCIAÇÃO HOSPITALAR E MATERNIDADE CONSUL CARLOS RENAUX
SERGIPEMATERNIDADE HILDETE FALCÃO
SERGIPEHOSPITAL MATERNO INFANTIL DONA REGINA
SÃO PAULO - CAPITALMATERNIDADE E HOSPITAL DA CRIANÇA NOSSA SENHORA DE LOURDES
SÃO PAULO - ABCHOSPITAL MÁRIO COVAS
SÃO PAULO - BAIXADAHOSPITAL ANA COSTA
SÃO PAULO - PRESIDENTE PRUDENTEHOSPITAL E MATERNIDADE MORUMBI 
SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETOHOSPITAL SÃO FRANCISCO
SÃO PAULO - SÃO JOSÉ DE RRIO PRETOHOSPITAL DE BASE - FACULDADE DE MEDICINA DE S. JOSÉ DO RIO PRETO
SÃO PAULO - VALE DO PARAÍBAHOSPITAL REGIONAL VALE DO PARAÍBA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...