sábado, 4 de setembro de 2010

Mais dicas para os pequenos que não comem bem...

 
A técnica mais comum é a introdução sistemática de novos alimentos, um de cada vez e da seguinte forma:

• Servir quantidades mínimas (isso significa oferecer a pontinha da colher de café).

• Expor a criança ao alimento novo repetidamente, entre 10-15 vezes. Nas primeiras vezes, se possível, o alimento deve estar no prato dos familiares e não no da criança.

• Tente deixar os alimentos ao alcance da mão, sem necessariamente oferecê-lo. As crianças se sentem mais dispostas a experimentar o novo quando acreditam que estão no controle e ficam mais propensas a dizer não automaticamente quando um adulto pede para que coma algo.

• Os pais devem ser modelos de consumo, “comendo com evidente prazer e sem oferecer o alimento até o medo da criança diminuir ou ela expressar interesse pela comida”

• Se a exposição provoca engasgos ou vômitos, retire a comida e tente oferecer um outro alimento que mais se assemelhe ao que ela gosta. (Caso das batatas e mandioquinhas ou do feijão e lentilha, por exemplo).

• Misture quantidades muito pequenas da nova comida com o alimento que já é aceito para a criança, gradualmente, mudar a relação e aceitar o diferente (Quantidade muito pequena é pequena mesmo, tal qual pitada de sal).

• Os pais devem se manter neutros e relaxados com a quantidade de comida ingerida pela criança (Essa dica é preciosa. Lembrem-se que a novidade é assustadora para o seu filho.
Ele precisa de apoio e não de práticas coercitivas).
Informações do site (http://www.comerparacrescer.com/)
Fiz uma tabelinha para acompanhar meu filho que não come bem com essas dicas. Divido com vocês. Espero que ajude.

Alimento oferecido

Qtde de vezes:
Provou?
(Sim ou Nao)

Reação:




























Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...