A técnica mais comum é a introdução sistemática de novos alimentos, um de cada vez e da seguinte forma:
• Servir quantidades mínimas (isso significa oferecer a pontinha da colher de café).
• Expor a criança ao alimento novo repetidamente, entre 10-15 vezes. Nas primeiras vezes, se possível, o alimento deve estar no prato dos familiares e não no da criança.
• Tente deixar os alimentos ao alcance da mão, sem necessariamente oferecê-lo. As crianças se sentem mais dispostas a experimentar o novo quando acreditam que estão no controle e ficam mais propensas a dizer não automaticamente quando um adulto pede para que coma algo.
• Os pais devem ser modelos de consumo, “comendo com evidente prazer e sem oferecer o alimento até o medo da criança diminuir ou ela expressar interesse pela comida”
• Se a exposição provoca engasgos ou vômitos, retire a comida e tente oferecer um outro alimento que mais se assemelhe ao que ela gosta. (Caso das batatas e mandioquinhas ou do feijão e lentilha, por exemplo).
• Misture quantidades muito pequenas da nova comida com o alimento que já é aceito para a criança, gradualmente, mudar a relação e aceitar o diferente (Quantidade muito pequena é pequena mesmo, tal qual pitada de sal).
• Os pais devem se manter neutros e relaxados com a quantidade de comida ingerida pela criança (Essa dica é preciosa. Lembrem-se que a novidade é assustadora para o seu filho. Ele precisa de apoio e não de práticas coercitivas).
Alimento oferecido | Qtde de vezes: | Provou? (Sim ou Nao) | Reação: |
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