sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dia de Vacina

Mamães e Papais, 

Não esqueçam que amanhã é dia de gotinha!!!!



Sobre a vacina

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para imunização de rotina. Pelo calendário básico, os bebês devem receber a dose aos 2, 4 e 6 meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todos os menores de 5 anos (de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
A vacina não apresenta contra-indicações. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38ºC ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receber as gotinhas. A dose também não é recomendada para quem tem problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico).
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que atingem o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral. (texto retirado de: http://www.estadao.com.br/noticias/)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...