terça-feira, 19 de outubro de 2010

Primeiros Socorros

Esses dias fiquei muito assustada com um quase acidente que poderia ter acontecido aqui em casa.... Vieram umas amigas para cá, para passarmos o dias com as crianças brincando na piscina. E com a quantidade de mães e babás olhando as crianças - acabamos todas nos descuidando achando que sempre alguém está olhando. E nessa, fomos com todas as crianças para o quarto de brinquedos e quando nos demos conta o meu mais novo de 01 ano e o mais velho de uma amiga de 02 anos foram para a área externa da casa, onde estava com várias piscininhas de crianças cheia de água e a nossa piscina descoberta. Graças a Deus que nessas horas os anjos da guarda das crianças ficam com a atenção redobrada. E tenho certeza que foram eles que colocaram uma "barreira" em volta da piscina para nenhum dos dois cair dentro. Mas, o susto foi enorme. Quando vi a cena quase tive meu quarto filho ali mesmo. O meu mais novo estava dentro de umas das piscinas brincando e se divertindo com as bolinhas e o mais velho da minha amiga na beira da piscina olhando. Na mesma hora a única coisa que me veio a cabeça foi rezar e agradecer a Deus por não ter acontecido uma tragédia aqui em casa.

E com isso queria compartilhar com vocês uma matéria que saiu na revista Pais e Filhos do mês de setembro de 2010( que é uma matéria da Parents, americana), super interessante sobre os primeiros socorros em caso de acidentes:


Mas, antes demais nada anotem aí dois telefones importantes para termos na porta da geladeira em caso de acidentes. Afinal de contas, não sabemos como iremos reagir diante deles e é sempre bom termos à mão telefones de pessoas que podem nos ajudar:
  • Samu - 192
  • Bombeiro - 193
  • Rádio taxi mais próximo
  • Telefone do seu pediatra
  • Telefone do hospital
Agora vamos para alguns cuidados:
    • Cortes ou arranhões
    Aja rápido. Se houver sangramento, una as bordas com os dedos e pressione firmemente o local com gaze estéril de 5 a 10 minutos para estancar o sangue. Quando o sangramento parar, lave sob água corrente morna e seque delicadamente. Use a solução antisséptica que costuma ser indicada pelo pediatra e cubra com gaze estéril.

    Mantenha o ferimento coberto com um curativo adesivo (tipo Band-aid) até que cure completamente. Isso ajuda o ferimento a secar mais rápido.

    Quando a ferida estiver suja ou tiver sido causada por um arranhão de um animal, por exemplo, lave com água corrente e faça espuma com sabonete suavemente. Em seguida, cubra com uma atadura e fita adesiva. Se você não conseguir controlar o sangramento, vá até um pronto-socorro. Se um pedaço grande de pele foi removido, envolva-a em um pano limpo e úmido e coloque-a em um saco de gelo – um médico pode ser capaz de recolocá-lo. Um corte causado por mordida de animal deve ser sempre avaliado por um médico.

    Continue com os cuidados. Aplique um novo curativo diariamente, ou duas vezes por dia se for uma escoriação grande, até a cicatrização do corte, para que seu filho não arranque a “casquinha”. Se formar pus ou a ferida ficar inchada, dolorida ou vermelha, consulte um médico, pois provavelmente o machucado está infeccionado. Após a ferida estar completamente curada, use protetor solar com FPS 30 sobre essa “nova pele”, pois o sol pode tornar qualquer eventual cicatriz mais visível.

    • Queimaduras
    Aja Rápido. Coloque a região afetada pela queimadura sob água corrente fresca ou use uma toalha limpa, molhada e fria até que a dor desapareça. Depois, seque com gaze estéril. Caso forme bolha, proteja-a com bandagem frouxa ou gaze fixada com fita cirúrgica.

    Não estoure a bolha, ela protege a área afetada. Também não passe nenhum tipo de creme sem orientação médica. Vá para o pronto-socorro na mesma hora se as queimaduras forem no rosto, mãos ou genitais, ou se forem maiores do que 5 cm e, principalmente, se a queimadura parecer profunda – a pele pode estar branca ou marrom e seca. Essas medidas não valem para queimaduras que tomem 10% do corpo ou mais: ligue para a emergência e cubra a criança com um lençol limpo ou um cobertor para evitar a hipotermia até que a ajuda chegue.

    Continue com os cuidados. Queimaduras pequenas de primeiro grau, quando a pele fica vermelha e não há bolhas, podem ser tratadas em casa mantendo a área hidratada. Fique atento para vermelhidão, inchaço, sensibilidade ou pus, sinais de infecção.

    • Nariz sangrando
    Aja rápido. Faça seu filho sentar-se ereto. Não incline a cabeça dele para trás. Afrouxe as roupas ao redor do pescoço. Mantenha o tronco da criança inclinado para a frente. Pince as narinas acima da ponta do nariz com o indicador e polegar por de 5 a 10 minutos. Impeça-o de engolir o sangue, fazendo-o cuspir. Resfrie a testa e a nuca com um pano molhado ou com um saco de gelo.
      Continue com os cuidados. Se o sangramento é resultado de um trauma (uma bolada, por exemplo), segure um bloco de gelo contra a ponte do nariz, após o sangramento diminuir. Se persistir, contate seu médico ou vá ao pronto-socorro.

    • Estilhaços de vidro
    Aja rápido. Use sabão e água para lavar em volta de todo o estilhaço. Tire os pedaços soltos com a mão. Lave a pele novamente. Quando uma lasca for difícil de remover, ou se seu filho pisou em um pedaço grande de vidro, e não é um fragmento único, mas vários pedacinhos, enrole um pano úmido em volta da área e vá para o pronto-socorro.

    Continue com os cuidados. Se a lasca não sair após a lavagem ou causar dor, ficar vermelha ou se houver secreção, leve a criança a um pronto-socorro.

    • Trauma ocular
    Aja rápido. Quando a criança tiver dor intensa, lacrimejamento constante, sensibilidade à luz ou visão embaçada depois de um cutucão ou batida no olho, coloque um copo descartável ou mesmo uma embalagem de iogurte limpa na frente do olho, prenda com uma fita adesiva de maneira a isolar a vista e impedir mais complicações. Siga voando para o pronto-socorro. Ele pode ter um arranhão na superfície do olho, que é tratado com colírio indicado pelo médico ou pomada e geralmente cicatriza dentro de 48 horas. Se uma substância tiver sido espirrada nos olhos, lave com bastante água e siga para o pronto-socorro.

    Continue com os cuidados. Monitore se o seu filho sente algum tipo de dor ou tem problemas de visão nas semanas que se seguirem ao trauma ocular. Eles podem ser sinal de uma inflamação na íris, parte colorida do olho, e provavelmente será necessária uma nova avaliação médica.

    • Picada de inseto ou ferroada
    Aja rápido. Se o inseto deixou um ferrão, tente tirá-lo sem machucar ainda mais a pele, usando as unhas (certifique-se de que elas estão bem limpas) ou uma pinça. Mas vá com cuidado, porque você pode acabar espalhando ainda mais o veneno inoculado pelo inseto. Ligue imediatamente para a emergência se a criança tem dificuldade para respirar, está tossindo bastante ou desenvolver uma voz rouca, urticária ou lábios e/ou língua inchados. Esses são sinais que indicam reação alérgica. Coloque gelo enrolado num pano e aplique sobre o lugar da ferroada. Aplique a pomada antibiótica recomendada pelo seu médico ao redor do machucado.

    Continue com os cuidados. Para melhorar a coceira, mantenha uma compressa fria sobre a área por um ou dois minutos, ou passe loção de calamina ou creme de hidrocortisona a 1% (mas apenas se a pele não apresentar ressecamento ou crostas). Contate rapidamente seu pediatra se você suspeita de uma picada de carrapato. Ele pode transmitir muitas doenças de consequências mais sérias, como a Febre Maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, que pode ser perigosa. Fique atenta se ele apresentar sintomas semelhantes aos de uma gripe forte. Para prevenir esse tipo de emergência, é bom que seu filho use calça comprida e botas de cano longo quando for brincar em áreas rurais. Roupas claras permitem que você enxergue melhor o bicho. Nunca esmague o carrapato entre as unhas.

    PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

    Os cortes saram mais rápido com curativos ou quando deixamos "respirar"?
    Enquanto o corte ainda estiver aberto (geralmente nas primeiras 24h), um curativo pode ajudar a prevenir infecções e cicatrizes, desde que permaneça limpo e seco. Mas, depois de alguns dias, um pouco de ar pode acelerar a cicatrização e evitar a umidade e uma infecção secundária.

    Durante engasgos, muitos pais desesperados oferecem água ou pedaço de pão para a criança comer para ver se o objeto passa pela garganta, isso é correto?
    Após engasgos nada deve ser oferecido à criança, pois o pão ou a água podem ocasionar o deslocamento do corpo estranho para o esôfago. Se a criança for pequena (geralmente até 2 anos), coloque-a virada de costas com a cabeça na palma da sua mão, e faça compressão, como se fosse uma massagem cardíaca. Em crianças maiores, faça compressão abdominal. As manobras de desobstrução como a Heimlich (indução de uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia, fazendo pressão sobre o final do diafragma) só são indicadas em casos de obstrução total – se o pequeno ficar cianótico (roxo), sem fala ou sem som respiratório audível, pois poderá facilitar a desobstrução completa da via aérea pelo corpo estranho.

    Após uma lesão, quando é que uma criança precisa receber vacina antitetânica?
    Alguns ferimentos causados por um objeto sujo, enferrujado ou empoeirado colocam uma criança sob risco de tétano. Se ela está com as vacinas em dia, provavelmente está bem. Mas, por segurança, ligue para o pediatra para discutir o risco de tétano.

    O que fazer se a criança aparentemente quebrou um osso após a queda?
    Se a criança não teve sinal de trauma na coluna, está consciente e agitada devido à dor e se há algum sinal de trauma de membros (edema, dor, inchaço ou hematoma local), ela deverá ser imobilizada para se mexer o menos possível (com uma tala e atadura) durante o transporte até o pronto-socorro.

    Pomadas antibióticas são necessárias?
    Sim, medicamentos desse tipo podem ajudar a curar ferimentos que poderiam resultar em infecções mais sérias. Eles são indicados, por exemplo, em casos brandos de impetigo, uma infecção em que há a formação de uma crosta amarelada ou de bolhas. Mas você não deve aplicá-los desnecessariamente, em um pequeno arranhão ou uma picada de pernilongo, quando a pele não foi cortada, pois o uso constante de antibióticos sem necessidade faz com que eles não sejam tão eficazes quando realmente são indicados.

    • Kit de Primeiros Socorros
    Todo pai e toda mãe precisam de um kit bem abastecido em casa e no carro 
  • Tenha em mãos
    Álcool em gel: para higienizar as  mãos e os instrumentos
    Diversos tamanhos de ataduras, gaze esterilizada, fita adesiva e tesoura – para cobrir e proteger feridas abertas
    Soro fisiológico
    Um lençol limpo: para evitar perda de calor após grandes queimaduras e tratamento para choque
    Garrafa de água: para lavar as feridas se não houver nenhuma torneira próxima
    Compressa instantânea gelada – para controlar o inchaço
    Pinças: para remover lascas ou carrapatos
    Termômetro digital
    Luvas descartáveis: para evitar contaminações
    Seringa de plástico para dosar remédios líquidos
    Bolsa de água quente

    Medicamentos (converse com o pediatra)
    Solução antisséptica
    Creme 1% hidrocortisona e loção de calamina – para mordidas ou picadas
    Histamínico oral – para reações alérgicas
    Antitérmicos como acetaminofeno ou ibuprofeno – para dor e febre
    Pomada antibiótica – para evitar infecções

    • Como acalmar o seu filho
    Mantenha sua expressão e tom de voz tão relaxados quanto puder e coloque em prática estas dicas

    Se seu filho tem até 5 anos
    Se for possível, chame outro adulto para fazer o curativo, enquanto conforta a criança
    Use palavras apropriadas para a idade. Se seu filho não sabe o que é um hospital, diga  que é um lugar onde as pessoas ajudam quem se machucou a se sentir melhor

    Se seu filho tem entre 6 e 12 anos
    Envolva-o nos primeiros socorros. Deixá-lo segurar a pomada pode ajudá-lo a se sentir com mais controle sobre a situação

    Consultoria: VALÉRIA LABAT, MÃE DE CAIO, É PROPRIETÁRIA E RESPONSÁVEL PELA OFICINA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS DO ESPAÇO MAMMY TO BE. TELS:. (11) 5049-0310 / (11) 5049-0126, WWW.MAMMYTOBE.COM.BR  ANNA JULIA SAPIENZA, MÃE DE BRENO E FELIPE, É PEDIATRA DO HOSPITAL INFANTIL SABARÁ. TEL.: (11) 3155-2800, WWW.SABARA.COM.BR  DR. SILVIO LUIZ ZUQUIM, PAI DE ARTHUR E LOUISE, É PEDIATRA E CHEFE DO PRONTO-SOCORRO INFANTIL DA SANTA CASA-SP. TEL.: (11) 2176-7000, WWW.SANTACASASP.ORG.BR (REVISTA PAIS & FILHOS, SETEMBRO DE 2010, ANO 43, NUMERO 486, POR KELLEY KING HEYWORTH)

  • Extra: Primeiros socorros

    Saiba como fazer as manobras de Heimlich, para expelir objetos presos na traqueia; aprenda também o que fazer em várias outras situações de emergência!

    Manobra de Heimlich

    A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência para desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho, o famoso engasgo.  Não se esqueça de, antes de mais nada, chamar a emergência (192) ou os bombeiros (193).

    Para crianças com menos de 2 anos:
    1- Apóie a cabeça e o pescoço do bebê em uma das mãos. Coloque a criança com o rosto para baixo, apoiando a barriga dela no seu braço, mantendo a cabeça mais baixa do que o corpo. Apóie o seu braço na coxa.
    2-Golpeie as costas da criança 4 vezes, com força, pressionando a palma da mão entre as omoplatas (asa de borboleta) dela.
    3- Prenda o pequeno entre suas mãos, apoiando a cabeça e o pescoço em uma delas, e vire o bebê de costas. As costas, o pescoço e a cabeça do bebê devem ficar apoiados no seu braço, sendo que a cabeça deve ser mantida abaixo do corpo.
    4- Usando 2 ou 3 dedos , faça 4 compressões no esterno (osso do meio do tórax). Comprima o esterno abaixando de 1,5 a 2,5 centímetros em cada compressão. Evite pressionar a ponta do esterno. 

    Para crianças de mais de 2 anos conscientes:
    1- Posicione-se por trás da criança
    2- Passe os braços ao redor da cintura dela.
    3- Posicione um punho fechado acima do umbigo e abaixo da caixa torácica (costelas).
    4- Segure o seu punho fechado com a outra mão e puxe as duas mãos firmemente para trás e para cima, rapidamente, no sentido da caixa torácica, por 6 a 10 vezes.

    Para crianças com mais de 2 anos inconscientes:
    1- Coloque a criança deitada de costas, em local plano e duro.
    2- Coloque-se de joelhos à altura do tórax da vítima.
    3- Posicione a base de uma das mãos no peito da vítima
    4 - Realize a pressão perpendicularmente. Repita o movimento seis vezes.
    5- Tente remover o objeto, utilizando os dedos indicador
    e médio como pinça. Se não conseguir, repita o ciclo.

    O que fazer em outras situações de emergência:

    Bater a cabeça
    Um dos acidentes mais comuns que crianças sofrem, principalmente as menores, é bater a cabeça. Super normal, claro, mas deixa os pais desesperados. Mas, na maioria das vezes, não são traumatismos sérios, e o máximo que pode acontecer com o seu pequeno é ficar com um galo. Nesse caso, pegue um pano limpo e enrole com umas pedras de gelo dentro e coloque sobre onde foi a pancada. O gelo é anestésico e causa vasoconstrição, fazendo com que o inchaço seja menor e também o aspecto arroxeado.

    E se a criança quiser dormir? Aliás, que mãe, depois do filho bater a cabeça, nunca falou: “não pode dormir agora”? Mas pode ficar tranqüila e deixar o pequeno dormir, se ele quiser. Só fique atento se aparecerem sintomas vômito, tontura, palidez e desmaio. Nesse caso, leve seu filho ao pronto-socorro imediatamente.

    Desmaio
    A primeira providência é garantir que a criança respire. Afrouxe roupas ao redor do pescoço. Depois, abra a sua boca, puxe com firmeza, mas delicadamente, a sua mandíbula para a frente e incline sua cabeça para trás. Depois, coloque-a com a cabeça para o lado, facilitando a saída dos líquidos ou vômitos que ainda estejam em sua boca. Mantenha seus pés elevados, e o pequeno aquecido. Coloque um pano frio sobre a testa dele.  A perda dos sentidos dura em média 1 minuto, mas não deixe de comunicar o pediatra da criança. É importante identificar a causa, que pode ser estresse, dor intensa, ou algo mais grave.

    Convulsão
    Observe a respiração e vire a cabeça da criança para o lado. A causa da convulsão pode ser uma febre muito alta. Por isso, desnude-a e passe uma toalha macia, embebida de água (não gelada) pelo seu corpo. Não tente colocar nada entre os dentes. Abra espaço. Durante uma convulsão, é preciso ficar atento ao risco do pequeno machucar a sua cabeça. Proteja a região para evitar que outro problema aconteça. Quando passar a convulsão, que não deve durar mais de 10 a 15 minutos, leve rapidamente o seu filho ao pronto-socorro mais perto para esclarecer os motivos da convulsão.

    Choque elétrico
    Criança colocar o dedo na tomada é algo que acontece muito, afinal, os pequenos são muito curiosos! O ideal é colocar aqueles protetores em casa, mas não temos controle disso em outros locais. Os choques causados por correntes elétricas residenciais, apesar de apresentarem poucos riscos, merecem atenção e cuidado. Em qualquer acidente com corrente elétrica, o tempo gasto para prestar socorro é fundamental, e qualquer demora poderá ocasionar sérios problemas. Muitas vezes, a criança pode ficar presa à corrente elétrica. Não toque nela sem antes desligar a corrente elétrica. Se por acaso não for possível, afaste a vítima do fio elétrico com um cabo de vassoura ou com uma vara de madeira, bem secos. Antes, porém, verifique se os seus pés estão secos e se você não está pisando em chão molhado. Em seguida, aplique os primeiros socorros de acordo com as necessidades, em relação a queimaduras, cortes, ou Reanimação Cardiorrespiratória.

    Dente quebrado
    Criança adora correr, a gente sabe. Então, não é muito difícil os pequenos quebrarem os dentes.  Se isso acontecer, tanto nos dentes de leite quanto permanentes, deve-se, se possível, recolher o pedaço quebrado e levá-lo juntamente com a criança, para que o dentista possa fazer a "colagem" e assim reconstituir o dente com seu aspecto original. Se houver perda total do dente, faça o seu filho morder uma gaze ou pano limpo, com pressão, para controlar o sangramento. Depois, ache o dente (pegue-o somente pela coroa, não toque a raiz. Limpe-o com soro fisiológico ou leite morno. Não esfregue. Se for possível, coloque o dente de volta no seu lugar na boca da criança. A parte côncava do dente é voltada para a parte interna da boca. Faça o pequeno morder a gaze ou pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Se não for possível, mantenha-o no soro fisiológico ou leite morno, ou saliva dele mesmo. Procure imediatamente o dentista.

    Dr. Silvio Luiz Zuquim, pai de Arthur e Louise, é pediatra e Chefe do Pronto-socorro infantil da Santa Casa-SP.  TEL.: (11) 2176-7000, www.santacasasp.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...