sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dicas para o primeiro mês do bebê

Como estou com um recém nascido aqui em casa...Um recém nascido, lindo, fofo e gostoso!! Resolvi postar umas dicas, uns truques que aprendi para facilitar a adaptação do bebê e da mamãe! Acho que se soubesse desses pequenos detalhes quando meu primeiro filho nasceu teria ficado mais tranquila. Então resolvi compartilhar!!! Espero que ajude!!!


Dica #1: no hospital

Hum...aqui em Brasília os hospitais que tem maternidade não são nada bons - e olha que posso dizer com a boca cheia pois tive meu primeiro filho em São Paulo no São Luiz, hospital referência em maternidade!!! Então quando voltamos para Brasília e fui visitar os hospitais foi um verdadeiro choque. Mas, paciência...temos que nos virar com o que temos. Então uma dica preciosa para ser bem tratada é levar uns presentinhos para as enfermeiras, exemplo: caixa de bombons, lembrançinha da maternidade, etc... Assim você conquista elas e consegue ter um tratamento especial. Que em bons hospitais você não precisaria fazer isso!

Dica #2: ainda no hospital
Se você tem mais de um filho sugiro convidar sua mãe, irmã, sogra, ou qualquer pessoa que você tenha intimidade e fique a vontade para dormir com você no hospital. Acho fundamental o pai ir dormir com os filhos mais velhos em casa. Primeiro para não rolar um ciúmes que está todo mundo dando atenção para o bebê e segundo para tentar não quebrar tanto a rotina dos irmãos e eles não sentirem tanta mudança com a chegada do novo irmão. E seu marido, pode ficar com você durante o dia!! 
Outra coisa que sempre fazemos e o bebê vira a sensação entre os irmãos são os presentinhos que ele traz de dentro da barriga da mamãe. Em cada visita dos meus filhos ao hospital eles ganham um presentinho (nada muito caro - uma lembrançinha) que o irmão trás da barriga. Eles amam e já ficam fãs do nenenzinho.

Dica #3: horário do nascimento do bebê e de visitas
Outra coisa que aprendi com o tempo é que visitas no hospital ninguém merece!!! Então tente restringir ao máximo! Principalmente se o seu parto foi cesária. Primeiro porque não é recomendado falar muito nos primeiros dias para não dar gases. E depois que você está saindo de uma cirurgia, precisa de repouso, precisar se fortalecer para cuidar do nenêm e simplismente porque não dá para ficar fazendo sala quando você mal consegue se movimentar. 
Uma outra dica legal (também para cesária)... marque para o final da tarde o parto. Assim, no primeiro dia você já reduz e muito as visitas por causa do horário de visitas no hospital, que geralmente é até às 20:00.

Dica #4: os primeiros banhos
Os primeiros banhos, principalmente do primeiro filho ficamos super inseguras. Ainda mais quando o bebê chora. Mas, não se desespere. Tenho umas dicas super boas para reduzir o nível de estress nesses momentos. Primeiro: antes de dar o banho no seu bebê certifique-se que o mesmo está bem alimentado. Não dê o banho nele perto da próximo mamada. Dê a ele de mama e depois de 30/40 minutos dê o banho. Segundo: quando for preparar o banho, deixe o banheiro sempre na temperatura de 25C ou mais um pouquinho. Assim, seu bebê não vai sentir frio quando entrar ou sair do banho. Para fazer isso é super simples...deixe a água quente ligada por alguns minutinhos e coloque um termometro para medir a temperatura. Terceiro: quando colocar ele na água, começe devargazinho para ele ir se acostumando e não assustar. Coloque primeiros os pezinhos e vá devagarzinho colocando o restante do corpinho. Preste atenção nos braçinhos do bebê para não ficarem soltos, isso dá insegurança. Então com a outra mão segure as mãozinhas para que ele fique bem seguro e calminho. No começo é um pouco complicado, mas rapidinho você pega o jeito. 

Dica #5: amamentação noturna
Olha essa dica vale ouro. Funcionou super bem para os meus filhos. Geralmente no período da noite, por volta das 20:00 eu dou um banho para o bebê dormir bem fresquinho e para vir aquele soninho bom depois de um banho quentinho. Dou de mama e ele capota! Mas, durante toda a noite sempre que ele acorda eu faço da seguinte maneira. O bebê chorou eu pego ele dou de mamar, espero arrotar e troco sua fralda. Nessa troca de fralda os bebês geralmente dão uma despertada. Aí coloco de novo no peito para a segunda rodada de mamada, ele dorme e eu coloco para arrotar. Esse processo dura no máximo uma hora e geralmente rende mais umas 2 a 3 horas de sono do bebê. Isso nos primeiros meses quando eles estão se adaptando as mamadas e ao sono.

Dica #6: dores da cesária
Essa dica recomendo se você estiver com muita dor para levantar nos primeiros dias depois do parto. Quando estou muito fragilizada muitas vezes dou umas dormidas na cadeira de amamentação do quarto do bebê porque fica mais fácil de levantar e sinto menos dor. Como nos dois primeiros meses os bebês ainda estão mamando muito o deita levanta é bem sofrido, então me acomodo da melhor maneira possível da cadeira de amamentação de dou minha dormidinha. Importante ter a cadeira de amamentação com um puff para os pés!!!

Hum...acho que é isso, se lembrar de mais dicas vou colocando para vocês!!!

beijos e até a próxima!!

2 comentários:

Kiki disse...

Adorei seu blog!! A Malu nasceu ha uma semana e agora, em casa, estamos nos adaptando. Estou apaixonada por ela. Sou mãe de primeira viagem. Atraves do Google encotrei seu blog pq queria encontrar um post sobre o Itzbeen - marcador de troca de fralda, do mamar, do soninho - mas não achei o post. Será que pode me ajudar? A partir de hj mesmo vou adotar as dicas da mamada noturna.
Parabens!

Leticia disse...

parabéns pelo site, gostaria de deixar meu comentário, recentemente comprei no site www.imperialkids.com.br adorei os produtos, site com ótimos preços e o melhor de tudo com frete grátis, super recomendo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...