domingo, 4 de outubro de 2009

mãe de três filhos

Muitos amigos e amigos de amigos me perguntam como tenho feito com praticamente três bebês em casa. Hoje são três meninos (3 anos, 1 ano e 8 meses e 2 meses). Tenho que confessar que o dia é uma loucura. Mas, adoro! As vezes confesso que tenho vontade de sair correndo para esvaziar a cabeça de tanta coisa de criança.
Eu adoro criança e tudo relacionado a elas. Sou realmente muito abençoada pois meus filhos não são aqueles de darem muito trabalho louco. São crianças, normais, saudaveis e graças a Deus muito alegres.
Nenhum teve aquelas cólicas de fazerem qualquer mãe desistir de ter outro filho. O mais velho e o terceiro tiveram uma cólica moderada. Que eu facilmente detectava com alimentos que tinha comido. Então sempre fui cortando esses alimentos e as cólicas aos poucos foram sumindo. Com três meses geralmente começava a comer de tudo de novo.
O que tenho percebido com a chegada do terceiro é que a mudança do primeiro filho para o segundo é realmente muito mais trabalhosa que a mudança da chegada do terceiro. Com o terceiro já estamos muito mais experientes e mais calmas. Com o segundo o trabalha dobra e temos todas as inseguranças e preocupações com o primeiro e sua reação com a chegada do novo irmãozinho ou irmãzinha. Por isso, durante a gravidez temos que ir nos preparando e preparando ele.
Tenho uma pequena teoria que não sei se é verdadeira: acho que quando o segundo filho nasce antes do primeiro completar 2 anos o fator ciúmes é quase nulo. Isso é o que tem experimentado com meus três. Mas, ainda estou levantando dados com vários amigos para comprovar essa minha teoria - kkk!
Mas, o que recomendo as mães que estão agora esperando seu segundo ou terceiro filho é tentar colocar ao máximo uma rotina que se adapte a realidade das crianças e suas necessidades. Criança precisa de regras e uma rotina (com uma certa flexibilidade) para serem felizes. Acredito muito nisso pela experiência que tenho com meus filhos. Meu mais velho nunca me deu trabalho algum, já o segundo...afê depois dos seis meses mudou de bebê anjo para o Denis o Pimentinha...uma loucura. Enquanto um come de tudo - frutas, verduras, tudinho mesmo o outro só quer saber de besteiras (chocolate, danoninho, etc...) E aí ficamos dias, meses nos perguntando onde erramos... Eu realmente não sei o que posso ter feito de errado. Pois segui a risca tudo o que fiz com um, fiz com o outro. E quando ele começou a apresentar toda aquela dificuldade em comer quase pirei. Utilizei todas as técnicas possíveis. Depois de algum tempo relaxei e comecei a analisar todo meu background e da minha família. Eu e meus irmãos nunca fomos de comer muito. Eu sempre dei trabalho para comer quando era pequenininha, idem para meus irmãos. E conversando muito com minha mãe, pai e com minha babá (que até hoje está lá em casa - nosso anjo da guarda na verdade) cheguei a conclusão que tem crianças que realmente não tem uma pré disposição para comer...o José Antônio, não adianta, quando cisma com uma comida, não há santo que o faça comer. E tem dias que olha para comida e como uma milagre bate um pratão. Então comecei a administrar sua alimentação sem muito estress, e comecei a abrir excessão de certos alimentos que nem pensava em dar ao João Paulo, antes dos dois anos para o José. E com ele tenho utilizando maneiras super criativas para desenvolver seus hábitos alimentares. E com a ajuda do meu marido tem funcionado bem.
Mas, vamos lá para a rotina dos três... não sei se ajuda, mas pode servir de parametro para ajudar na sua casa.
Desde que o José Antônio (meu segundo) nasceu comecei aos poucos a tentar coloca-lo na rotina da casa e principalmente do João Paulo. Como por exemplo os horários de acordar, comer, tomar banho e dormir. E com isso, consegui fazer com que eles ficassem super juntos, fortalecesse sua amizade. E tenho feito o mesmo com o Pedro Henrique. Claro que tudo no seu devido tempo. Vamos para os horários:
07:00 - A casa inteira acorda. Nosso relógio é o JA que nunca se atrassa para acordar. Tem um relógio biológico fantástico; em compensação enquanto o JA acorda e já sai disparado pelo casa chamando pelo pai, o JP demora uns 20 minutos para acordar. Nesse meio tempo dou de mamar para o PH que acorda também mais ou menos nesse horário. O Bruno desce com o JA e a babá assume o café da manhã dele. Nisso, vamos para o processo para conseguir tirar o JP da cama.
07:30 - todos tomam café da manhã muitas vezes na sala de televisão, pois a tv esta includída no processo do JP acordar.
07:50 - JP sai com o pai para ir ao colégio - JA vai trocar de roupa, escovar dentes e se arrumar para o passeio com a mamãe e PH. enquanto isso, troco o PH para o passeio.
08:20 - sai eu e os dois para um passeio e nosso banho de sol
09:30 - voltamos para casa - JA já começa a apresentar o sono da manhã. Toma seu suquinho, troca a fralda enquanto eu dou mamar para o PH. A babá fica com o PH para arrotar e eu vou fazer o JA dormir.
10:00 - JA dorme e eu vou dar um banho no PH e brincar um pouquinho com ele.
10:30 - JA acorda e vou brincar com ele, enquanto isso PH começa a apresentar sinais de sono e geralmente dorme no seu bouncer.
11:30 - dou de mamar para o PH e logo depois saio com JA para buscar o JP no colégio
12:30 voltamos para casa e eu e a babá damos o almoço dos dois mais velhos
13:30 - hora do banho e logo depois JP E JA vão dormir com a mamãe.dormem e mamãe sai para amamentar PH
14:00 - papai chega para almoçar - babá assume PH
15:00 - JP acorda, PH dorme
15:30 - JA acorda e os dois mais velhos vão lanchar com a mamãe.
16:00 - PH acorda e vai mamar enquanto os meninos brincam no quintal (PH começa a mamar de hora em hora)
18:00 - hora de entrar - atividades calmas, ler livros com mamae ou ver tv.
18:30 - mamãe e babá dão jantar aos mais velhos
19:30 - JP e JA tomam banho e começam a se preparar para dormir. Papai chega para brincar um pouco
20:30 - papai faz JP e JA dormir enquanto mamãe vai dar banho no PH e dar a última mamada da noite.
21:00 - todos dormem!!!
* sexta (depois do colégio) e sabado a rotina é bem livre...domingo volta a rotina mais rígida para já adaptar para segunda.

Bom, por enquanto está assim...vamos ver como continua...em breve dou mais notícias.

2 comentários:

Rachel Oliveira disse...

Ola. Acabei de conhecer o seu blog e venho pedir ajuda. Tenho uma filha com 3 anos e outra de 2 meses. Estou ficando louca em relaçao ao sono delas. A mais velha que já dormia a noite toda começou a acordar de 2 em 2 horas de madrugada e quer que fiquemos com ela no quarto.(a outra dorme no meu quarto). De dia ela dorme só uma hora e a mais novinha tem dormido MUITO pouco para um bebE. Dorme um total de apenas 13 horas o dia TODO. nao tenho empregada e preciso cuidar das 2 e da casa. Meu marido ajuda demais, mas nao sei como fazer em relacao ao sono delas. Vc tem alguma dica, estou esgotada. Obrigada.

Tainah disse...

Nossa, desculpe a demora para responder. Não sei de já conseguiu resolver...
Algumas sugestões: veja como estão as atividades e a rotinha delas. Tem crianças que realmente não precisam dormir muito durante o dia. E precisam de atividades que as deixem cansadas. Entre em contato comigo por e-mail, tenho algumas dicas e sites que posso indicar.
tainahnobrega@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...